Se você parar para pensar em como a tecnologia evoluiu ao longo dos anos, também perceberá que os dados agora fazem parte de tudo, sendo armazenados localmente ou em cloud computing, um sistema também conhecido por nós como nuvem.
Em uma empresa ou organização pública, os dados costumam ser administrados diariamente e por diversos departamentos. Mas, para que eles gerem valor agregado é necessário que sejam analisados, combinados e comparados.
É aí que entra a Ciência de Dados ou Data Science, que é considerada uma grande aliada para o desenvolvimento de soluções estratégicas e sabe por quê?
Atualmente, as organizações que estão investindo em Ciência de Dados largam na frente quando o assunto é transformação digital, garantindo um diferencial competitivo e insights, que auxiliam na tomada de decisões mais assertivas, definição de metas e na identificação de oportunidades no mercado.
No entanto, muitos ainda não conhecem profundamente esta ciência, suas vantagens e, principalmente, como é possível alavancar um negócio por meio dela. Então, que tal entendermos melhor esse conceito para saber aplicá-lo de forma eficiente?
Afinal, o que é a Ciência de Dados?
Basicamente, a Ciência de Dados consiste na construção de estruturas e soluções para que uma empresa armazene, utilize e faça a integração dos seus dados de uma forma mais ágil, geralmente por meio do uso de algoritmos complexos.
A tecnologia não é considerada inteligente à toa. Ela permite fazer análises que organizam e estabelecem padrões e ainda extrai conhecimento dos dados, fazendo com que a organização, seja pública ou privada, compreenda melhor as pessoas, produtos ou serviços e processos, e através da estatística, desenhe hipóteses concretas, antecipando assim cenários futuros.
No mais, essas duas palavrinhas, que parecem muito simples, combinam muitos recursos, que vão além dos algoritmos e englobam tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning (Aprendizado da Máquina), que é um método de análise de dados capaz de automatizar o desenvolvimento de modelos analíticos.
O poder dos dados
Como você já deve imaginar, cada empresa hoje, lida com um número infinito de dados, o que pode ser desafiador, caso não utilize a ferramenta correta para entendê-los e usá-los de forma estratégica e inteligente.
Segundo o estudo Big Data: The Management Revolution, publicado no Harvard Business Review, aproximadamente 2,4 exabytes de dados passaram a ser criados diariamente. O que é assustador não é mesmo? Mais impressionante é saber que esse número cresce a cada ano.
Para se ter uma ideia, mais dados cruzam a internet a cada segundo do que eram armazenados em toda a internet há 20 anos e isso significa que as empresas têm a oportunidade de trabalhar com uma proporção imensa de informações e empregá-las da melhor forma.
Por isso, reforçamos que a Ciência de Dados transforma as maneiras tradicionais de resolver desafios e auxilia na criação de novas soluções. Portanto, não devemos ignorar as vantagens obtidas com este recurso, ainda mais se tratando de um mercado que se torna a cada dia mais rápido e competitivo.
Leia também: Como a tecnologia e a informatização da gestão pública refletem na atuação dos gestores?
Uma grande aliada das soluções estratégicas e inteligentes
Como falamos, muitas organizações, inclusive públicas, estão usando equipes especializadas em Ciência de Dados para transformar esses elementos em uma vantagem competitiva, refinando produtos e serviços. Aliada ao Machine Learning, é possível automatizar a transformação de dados em informação, o que otimiza muitas áreas do seu negócio.
Com essa junção é possível chegar às seguintes soluções estratégicas:
Automatize a sua empresa!
Não restam dúvidas: o caminho é longo, mas promissor!
Progressivamente, as empresas estão priorizando e investindo no Data Science. Hoje, a grande diferença é que elas utilizavam os dados para explicar e justificar determinados processos, mas agora eles também são usados para prever tendências e cenários.
Um estudo recente chamado Global State of Enterprise Analytics, realizado pela MicroStrategy em parceria com a consultoria global Hall & Partner, entrevistou 500 profissionais de Inteligência de Negócios, Data e Analytics em diversos países, inclusive no Brasil, e revelou que 94% deles consideram a cultura de dados um fator determinante para o processo de transformação digital em suas empresas.
No Brasil, 60% das organizações já usam a Ciência de Dados para orientar estratégias e mudanças necessárias nos negócios, assim como desenvolver novos produtos e serviços, realizar a gestão de riscos, analisar a força de trabalho e melhorar a eficiência de custos.
Se você chegou até aqui e agora tem certeza de que a sua organização precisa começar essa transição o quanto antes, saiba que além de aprender a lidar com a enorme quantidade e variedade de dados coletados, é primordial saber utilizá-los da maneira certa, transformando-os em informação e conhecimento.
Resumidamente, não basta apenas coletar dados, é preciso saber exatamente o que fazer com eles!
Quer saber como a OM30 simplifica a gestão em organizações públicas por meio da tecnologia, desenvolvendo soluções que auxiliam gestores na tomada de decisão, oferecendo mais autonomia e transparência? Entre em contato com a nossa equipe!