A nova realidade instaurada pela COVID-19 transformou diversos setores. A área da saúde, por exemplo, precisou se reinventar e inovar, especialmente a forma de atendimento para atender à necessidade de distanciamento com o intuito de conter a contaminação pelo vírus.
A partir dessa perspectiva, profissionais dessa área e a própria gestão pública passaram a considerar com mais frequência uma possibilidade já existente e pouco divulgada até então: a Telemedicina!
Essa importante inovação no campo da medicina causou mudanças consideráveis no acesso à saúde por parte da população. Segundo dados da Saúde Digital Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital), mais de 7,5 milhões de atendimentos foram realizados via Telemedicina no Brasil entre 2020 e 2021, por mais de 52,2 mil médicos.
Certamente mais do que você imaginava, não é? Vamos entender então de que modo isso afeta a saúde pública!
O papel da tecnologia na garantia de direitos básicos
O evidente crescimento e a consolidação desta modalidade de atendimento revelam o potencial de contribuição do mundo digital para a construção de uma saúde mais acessível a todos.
Ainda segundo a Saúde Digital Brasil, 91% das consultas à distância foram resolutivas, ou seja, os pacientes foram capazes de solucionar seus problemas sem a necessidade de recorrer ao pronto-socorro em segunda instância. Além disso, 1% desses atendimentos foram essenciais para salvar vidas. Estima-se que mais de 75 mil pessoas permanecem entre nós devido à Telemedicina.
A possibilidade de ajudar a salvar vidas é, sem dúvidas, um dos benefícios mais importantes desse recurso, pois permite que mesmo de um lugar ou momento de difícil atendimento exista a opção de resolver o problema ou indicar que tipo de profissional procurar e qual a urgência deste atendimento.
A Telemedicina como aliada à Gestão de Saúde Pública
A maioria dos brasileiros procura pelas unidades públicas quando possui ou suspeita de algum problema de saúde. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que 71,1% da população buscaram estabelecimentos públicos de saúde para serem atendidos. Deste total, 47,9% apontaram as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) como o pontapé inicial para usufruir dos serviços disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a Telemedicina em ascensão após a pandemia, os avanços tecnológicos ajudaram a garantir tais serviços, além de exercerem um papel central na boa gestão e infraestrutura da saúde pública. Instituições que perceberam o surgimento desse poderoso aliado, puderam contar com a otimização de tempo e recursos, bem como maior praticidade e eficácia.
Através da telessaúde, a população tem mais informações na palma da mão ao alcance de um clique, garantindo uma possibilidade maior de dar continuidade aos tratamentos e atendimentos.
Soluções inteligentes com o Saúde Simples da OM30
Na OM30 oferecemos soluções tecnológicas para a otimização da gestão pública, aplicando em práticas cotidianas meios de contribuir para áreas como a saúde, educação e gestão documental.
No ramo da saúde, criamos o sistema integrado Saúde Simples, que possibilita desenvolver uma gestão mais dinâmica e em tempo real. Sua utilização é estratégica e proporciona diversos benefícios, tais como:
O sistema possui painéis de indicadores online, regulação de vagas e controle de cotas, prontuário eletrônico, gestão do estoque e de farmácias, agendamento para aplicação de vacinas, registros de doenças ou agravos, acompanhamento de faturamento, painéis de chamada de senhas, pesquisa de qualidade, ferramentas de comunicação online e muito mais recursos disponíveis no aplicativo.
Agora que você já sabe dos benefícios gerados pela a Telemedicina, conte com uma empresa especializada em melhorar a vida dos munícipes para colocar em prática o conceito de Cidade Inteligente, entre em contato com a OM30 para saber mais!