A cidade de Cotia (SP) contabiliza 45 mil atendimentos médicos, via telemedicina, em diversas especialidades desde abril de 2020. O serviço implementado logo após a sanção da Lei Nº 13.989/20, de 15 de abril de 2020, que autorizou a prática da Telemedicina no país enquanto durar a pandemia, tem garantido acesso à saúde, além de desafogar a rotina do Sistema Único de Saúde (SUS) evitando o risco de contaminação de médicos e pacientes pelo novo Coronavírus com a eventual ida à unidade de saúde.
O serviço de Telemedicina na cidade de Cotia é realizado através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a OM30, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas para gestão pública, que desenvolveu um sistema próprio de Telemedicina no início da pandemia para atender as necessidades das prefeituras. “A Telemedicina é uma solução que pode ser implementada em menos de um mês, com muitos ganhos para o serviço municipal de saúde e para o cidadão”, esclarece Amaury Cunha Carvalho, diretor da OM30,
Por meio de um aplicativo, o cidadão que já tiver cadastro em uma unidade municipal de saúde pode agendar e realizar consultas de onde estiver. O paciente também recebe um lembrete e confirmação do agendamento, possibilitando que cancelamentos também sejam feitos remotamente, se necessário.