O mundo está em constante mudança, principalmente após o surgimento da tecnologia como um dos principais agentes de transformação de todos os setores. O acesso à informação e às inúmeras possibilidades que apenas alguns cliques são capazes de proporcionar evidenciam o forte impacto no modo como nos organizamos enquanto sociedade a partir desse recurso e a maneira como ainda podemos nos adaptar para usufruir cada vez mais de seus benefícios.
Você sabia que o mundo se aproximou da marca de 5 bilhões de usuários ativos na internet? Um estudo publicado pelo site DataReportal, intitulado de Digital 2022: Global Overview Report, afirma que este número representa cerca de 63% da população mundial.
Estima-se que os usuários do mundo todo devem atingir a marca de 12,5 trilhões de horas on-line apenas em 2022, o que revela a necessidade de se atualizar e ficar atento aos impactos positivos da plataforma, como a quebra de barreiras de comunicação, disponibilização de ferramentas para otimização de processos e acesso rápido ao conhecimento.
Como estar preparado para otimizar a gestão pública?
Como mencionamos, a necessidade constante de evolução faz parte do processo natural da vida, mas é preciso estar atento a essa mudança para evitar ser deixado para trás por trabalhar apenas com modelos obsoletos, em especial quando falamos de instituições públicas que devem garantir os direitos da população, como é o caso das prefeituras.
Os prefeitos comandam a administração das cidades, tarefa que enfrenta diversos desafios quando levamos em consideração a quantidade grandiosa de habitantes e as sequelas causadas por momentos de instabilidade, como no caso da pandemia da COVID-19.
Para contar com uma gestão mais eficaz e estar mais preparado para possíveis contratempos, é importante compreender as dificuldades do processo e ter a consciência de que os sistemas de gestão estão se tornando cada vez mais populares no setor público.
Entenda os desafios da gestão pública
Os municípios enfrentam desafios diários quando o assunto é a administração das cidades, pois além de ser uma grande responsabilidade, existem obstáculos que exigem mais atenção, tais como baixo capital humano, alta demanda de serviços e atendimentos, baixa capacidade de arrecadação própria, dependência das transferências intergovernamentais, entre outros.
Para dar conta da complexidade de gestão de municípios e assegurar a prestação de serviços de qualidade para a população, é preciso investir na otimização e na eficiência das instituições, como é o caso das cidades inteligentes.
Mas, afinal, o que são as cidades inteligentes?
O adjetivo “inteligente” costuma ser relacionado a pessoas, então é comum que a associação do termo com cidades cause certo estranhamento. O conceito de cidade inteligente refere-se a sistemas de pessoas que interagem e usam a energia, os materiais, os serviços e o poder financeiro para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e, ao mesmo tempo, facilitar o cotidiano atarefado do administrador público. Trata-se, portanto, da união entre inovação e tecnologia em prol de uma sociedade colaborativa.
Para entender um pouco mais sobre o tema, nada melhor do que alguns exemplos práticos globais, como o projeto de eficiência energética liderado pela concessionária de serviços públicos NYPA no Estado de Nova Iorque, mais especificamente em Utica, em que foram instalados 7.140 postes de luz LED inteligentes, como parte do Smart Street Lighting NY.
No Brasil, a cidade de São José dos Campos/SP é um dos exemplos de cidades inteligentes. O município passou por um processo rigoroso, que considerou 276 indicadores de setores, como serviços urbanos, qualidade de vida e práticas sustentáveis. Entre as práticas inovadoras mais notáveis, existe o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), considerado o melhor projeto de segurança do País.
Confira também as cases da OM30 para otimizar sua cidade
A OM30 oferece soluções tecnológicas para otimizar a gestão
Agora que você já sabe que o bom uso da tecnologia pode melhorar significativamente a eficiência operacional e a vida dos habitantes do seu município ao compartilhar informações e proporcionar mais bem-estar, que tal conhecer as soluções da OM30 que têm ajudado gestores públicos de diversos municípios a simplificar suas operações?
Você pode conhecer detalhes das nossas soluções em nosso site, mas, para adiantar, já listamos abaixo os principais benefícios que as cidades inteligentes promovem, algumas fazendo o uso das tecnologias OM30. Confira:
Os cidadãos contam com uma experiência melhorada de atendimento, além de dados governamentais mais acessíveis, o que gera mais confiança e engajamento por parte da população.
Geralmente, cidades inteligentes são mais seguras, pois a tecnologia intervém para conter a violência, como o fácil acesso às câmeras de segurança das empresas em tempo real.
É possível obter rotas de transporte público ajustadas em tempo real e semáforos inteligentes para melhorar o fluxo do tráfego, bem como auxiliar no planejamento da mobilidade urbana.
Com aplicativos voltados para a área da saúde, torna-se mais ágil o acesso a informações essenciais para a manutenção da saúde, bem como trâmites de agendamento, envio de atestados, entre outros serviços.
Navegue pelo nosso site e saiba mais sobre como podemos te ajudar!