Em 2022, a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) realizou uma pesquisa em parceria com o PoderData, buscando criar um panorama sobre o nível de satisfação dos brasileiros a respeito do sistema de saúde pública. Intitulado “A saúde que os brasileiros querem”, o levantamento apurou opiniões de mais de 3 mil pessoas localizadas em diversos lugares do Brasil, incluindo ao todo 388 municípios.
De acordo com a pesquisa, quatro em cada 10 pessoas classificam os serviços do SUS como ruim ou péssimo, enquanto 45% dos entrevistados aprovam, mas reforçam que existem muitas carências. Além da dificuldade em marcar consultas, realizar exames e a falta de profissionais de saúde para atendimento, as principais urgências apontadas pela população estão no investimento em tecnologia e na distribuição de medicamentos gratuitos, que lideram a lista de prioridades.
Diante desse cenário, fica mais claro quais pontos a gestão municipal deve priorizar para oferecer um serviço público mais satisfatório no setor de saúde. A seguir, vamos falar um pouco sobre como o Saúde Simples da OM30 pode ajudar a alcançar esses objetivos e transformar a realidade do seu município.
Mais medicamentos para todos
A pesquisa enfatiza que, de todas as carências do SUS, a principal urgência fica na parte de inovação e medicamentos. O levantamento mostra que mais da metade da população (53%) não consegue ter acesso a distribuição gratuita de remédios e somente 40% dos entrevistados afirmaram usufruir deste que deveria ser um serviço para todos. Pessoas desempregadas e sem nenhum tipo de renda são as menos favorecidas pelo benefício.
Esse dado mostra uma clara deficiência em um sistema que deveria ser igualitário e universal. O SUS é de todos e é uma responsabilidade do governo de cada município garantir que essa característica seja uma realidade. Acredita-se que o centro do problema esteja na falta de um controle de estoque eficaz e na distribuição equilibrada de medicamentos entre todas as unidades básicas de saúde do município, o que pode acabar favorecendo mais alguns do que outros.
Uma das grandes virtudes do Saúde Simples é a centralização de informações, permitindo que os gestores acompanhem tudo de mais importante de uma forma mais prática e assim desenvolvam estratégias de acordo com as principais necessidades. Esse recurso é de grande auxílio para a gestão de farmácias, que possui uma área própria dentro do nosso software. Além disso, também ajudaria a resolver outras carências citadas, como falta de profissionais e dificuldades nos atendimentos.
Mais tecnologia na saúde
Se tratando de inovação e tecnologia, o Saúde Simples também é perfeito para suprir essa exigência da população. Contar com recursos tecnológicos certamente é um grande diferencial, tanto para os gestores quanto para os cidadãos, então todos saem ganhando no processo.
Além de auxiliar no processo de administração e solução de problemas, o Saúde Simples também facilita outros pontos que merecem mais atenção e investimentos nos dias atuais, como é o caso da telemedicina. Somente com um sistema apropriado se torna possível aderir a esse tipo de novidade em larga escala, algo que nossa solução não falha em entregar. Os munícipes são beneficiados com um atendimento mais rápido e com mais facilidade na hora de marcar suas consultas pelo sistema de saúde público.
É essa a saúde que os brasileiros querem e cabe exclusivamente aos municípios buscarem se adaptar a tais necessidades. Para saber mais sobre o Saúde Simples, acesse nosso site e tire suas dúvidas!