Hoje em dia, é muito difícil encontrar uma grande empresa que não tenha um departamento adequado para atendimento ao cliente, dedicado exclusivamente para suporte, esclarecimento de dúvidas e instruções sobre como utilizar seus produtos de forma adequada. Essa é a principal forma de se aplicar uma estratégia de negócios conhecida como sucesso do cliente (ou Customer Success, em inglês), uma medida que visa garantir que o público esteja utilizando os produtos corretamente e, em consequência disso, saiam mais satisfeitos.
Aplicar o sucesso do cliente no ambiente corporativo é um pouco mais complexo do que simplesmente oferecer canais de suporte. Em circunstâncias normais, seria o consumidor quem faria esse contato, buscando uma forma de se comunicar com a marca para tirar alguma dúvida. Já no caso dessa estratégia, é a empresa quem toma a iniciativa, fazendo essa interação inicial para garantir que o cliente está fazendo tudo certo. Dessa forma, é possível fidelizar seu público e aumentar as vendas.
Essa certamente é uma estratégia muito útil dentro do ambiente corporativo, especialmente para empresas voltadas ao comércio e varejo. Contudo, também é possível adaptar o sucesso do cliente para a gestão pública, buscando sempre melhorar a qualidade dos serviços prestados à população! Saiba como:
Definindo metas
Apesar de ser um conceito pensado para o meio empresarial, as prefeituras e governos locais também podem tirar proveito dessa tendência. O principal diferencial está na definição das metas, ou seja, no que se deseja alcançar ao aplicar o sucesso do cliente dentro da gestão municipal. Por exemplo: uma empresa sempre busca aumentar seus lucros, fidelizar seu público, fortalecer a marca e coisas do tipo. No caso de um município, o objetivo já seria aumentar a eficácia e eficiência dos serviços públicos prestados.
A forma como a administração pretende alcançar essa meta varia, pois não existe uma única fórmula de sucesso. O que realmente importa aqui é o que se deseja alcançar, pois sem essa meta definida, não é possível estabelecer uma estratégia que seja realmente eficaz. Uma gestão que deseja melhorar somente a eficácia dos serviços públicos não precisa necessariamente se preocupar com custos, então pode ser necessário investir mais recursos nesse quesito para melhorar os resultados. Isso não quer dizer que não seja possível economizar e focar no custo benefício, o que já está mais relacionado à eficiência.
Dito isso, fica claro que, uma vez que a meta for estabelecida, cabe aos gestores definirem a melhor estratégia para aplicar o sucesso do cliente dentro do seu município. É aqui que entra o papel das soluções tecnológicas, as ferramentas ideais para tornar essa tarefa mais simples.
Aplicando tecnologia na gestão
Devido ao excesso de responsabilidades em torno da gestão pública, pode ser muito difícil para um gestor enxergar com clareza quais pontos merecem mais sua atenção e por onde começar a planejar sua estratégia. A falta de um sistema com informações centralizadas e fornecidas em tempo real costuma ser um grande problema, mas felizmente já existem alternativas para solucionar essas questões.
As soluções desenvolvidas pela OM30 fazem bom uso das tecnologias mais atuais e são projetadas de acordo com as principais dificuldades enfrentadas pelos gestores no dia a dia. Com softwares direcionados para a área da saúde, educação e gestão documental, é possível centralizar tudo de mais importante em um só lugar, automatizar processos mais simples e melhorar a produtividade de todas as equipes envolvidas.
Dessa forma, o gestor consegue ter um panorama geral de como está indo um setor em específico e o que pode ser melhorado, ajudando na tomada de decisões e elaboração de estratégias. A tecnologia é uma aliada essencial do sucesso do cliente e faz toda a diferença quando aplicada na gestão pública.