O campo da tecnologia da informação é muito abrangente e vem expandindo a forma como diversos outros setores desempenham suas atividades com ferramentas e soluções cada vez mais inovadoras.
Dentre softwares de gestão, plataformas de contato e sistemas de controle de atuação de empresas terceirizadas, hoje o processo de gestão está muito mais simples e efetivo graças à informatização das coisas. No setor público, isso não está sendo diferente.
Não é de agora que a tecnologia se faz presente dentro de órgãos públicos, mas conforme seus recursos vão evoluindo e sendo aprimorados, o tempo vem mostrando que é praticamente impossível garantir uma gestão de qualidade sem fazer bom uso dessas ferramentas.
O trabalho dos gestores municipais envolve muitos desafios e grande parte disso está relacionado à falta de um sistema que centralize informações em tempo real, o que resulta em uma má gestão e, por consequência, na insatisfação da população, que é diretamente afetada.
Portanto, falar sobre a tecnologia da informação e seus impactos positivos dentro da administração pública facilitando processos é fundamental!
Os benefícios da tecnologia
Se tratando da gestão de um município, as soluções tecnológicas mais adotadas costumam se concentrar em um ou mais sistemas de administração e automação de processos.
O objetivo é reduzir as etapas envolvidas em cada aspecto e função, facilitando a rotina de um gestor na hora de dedicar sua atenção aos assuntos que demandam urgência, ter uma visão mais estratégica da situação dos serviços públicos e garantir uma tomada de decisões mais assertiva.
Indo além do trabalho do gestor, essas ferramentas também beneficiam outros funcionários do setor e, em alguns casos, até mesmo a população. Tendo a tecnologia da informação como aliada, é possível impulsionar o fluxo de trabalho e garantir equipes mais produtivas, pois um ambiente de trabalho mais organizado é benéfico para todos.
No caso da população, muitos sistemas proporcionam bases de dados para consultas ou plataformas de interação para atendimento ao público, visando reduzir a burocracia do dia a dia e fornecer interações mais fáceis e satisfatórias.
Sendo assim, aplicar soluções tecnológicas dentro da gestão pública:
Como introduzir a tecnologia na gestão pública?
A transição de uma operação tradicional para algo mais moderno não é difícil e hoje existem profissionais dedicados exclusivamente a oferecer esse suporte para prefeituras e gestores, buscando tornar o processo ainda mais fácil e amigável para todos.
Esse é o papel da OM30, que desenvolve sistemas direcionados a diferentes setores da gestão municipal, incluindo saúde, educação, documentos e outsourcing.
Nós conhecemos os desafios da gestão pública. Por isso, desenvolvemos soluções que atendem às principais necessidades enfrentadas por gestores públicos.
A centralização de informações e a disponibilização de dados em tempo real é o seu diferencial, permitindo que os gestores consigam ter uma visão mais estratégica da situação como um todo, seja na área da saúde ou do ensino público.
Os outros softwares são focados em organização e economia, buscando fornecer um sistema completo para padronização e digitalização de documentos, além de um serviço de fornecimento de suprimentos para escritório da mais alta qualidade.
Ao trabalhar com a OM30, qualquer município pode usufruir das principais vantagens da tecnologia da informação, tomando-a uma aliada.
Conheça mais detalhes sobre nossas soluções!