Com a chegada repentina da pandemia causada pela COVID-19, o planejamento anual de instituições públicas e empresas privadas acerca de seus processos, objetivos, desafios e indicadores teve uma reviravolta inesperada. No campo da medicina, a ruptura não foi diferente.
Para diminuir a contaminação em massa e tentar controlar os impactos causados pelo vírus, diversos países precisaram adotar estratégias de isolamento social sem previsão de retorno às atividades em inúmeros setores, incluindo a saúde pública.
Diante disso, surgiu o desafio: como proporcionar o atendimento médico necessário e respeitar os protocolos de contenção?
A alternativa encontrada para assegurar o acesso à saúde em tempos de pandemia e que ganhou destaque imediato foi a Telemedicina. É sobre ela que falaremos mais a seguir!
Os impactos da Telemedicina
Após se depararem com este cenário atípico, gestores e profissionais precisaram se adaptar e discutir possibilidades para manter a saúde acessível para a população, e é aí que entra a Telemedicina. Muitos médicos adotaram o formato de atendimento online para manter o isolamento necessário e auxiliar seus pacientes à distância.
No entanto, o conceito de Telemedicina é anterior à crise sanitária, porém começou a ser regulamentado no Brasil apenas em 2020 após debates com especialistas e entidades médicas. Atualmente, a Resolução nº 2.314/2022 já está em vigor em substituição à Resolução CFM nº 1.643/2002 como uma maneira de quebrar fronteiras no atendimento e diagnóstico médico.
Desta forma, podemos observar o papel fundamental da tecnologia na saúde também, pois através dela é possível prestar atendimento, disseminar informações e orientações sanitárias e estar em sintonia com a constante evolução e aprimorados propiciados por ela.
A Telemedicina como aliada à gestão de saúde pública
Segundo uma pesquisa nacional realizada pelo Instituto DataSenado em 2021, a saúde é a principal preocupação de 45% dos brasileiros, registrando um aumento de 17 pontos percentuais quando comparada à pesquisa anterior.
Este índice é o maior desde 2012 e demonstra como a saúde é um fator indispensável e pauta de políticas públicas em todo governo para assegurar os aparatos essenciais ao bem-estar físico, psicológico e social dos cidadãos.
Devido a essa atribuição imprescindível, uma boa gestão e infraestrutura são basilares para o funcionamento adequado da saúde pública. Por essa razão, quem acompanha os avanços proporcionados pela evolução tecnológica, como é o caso da Telemedicina, torna-se capaz de otimizar tempo, recursos, praticidade e eficácia.
Em uma pesquisa intitulada “Conectividade e Saúde Digital na vida do médico brasileiro”, realizada pela Associação Paulista de Medicina com 2.258 médicos brasileiros, revelou-se o reconhecimento da importância da tecnologia na área da saúde por quase 90% dos profissionais ao indicarem que o sistema público de saúde pode ser beneficiado por ferramentas digitais capazes de reduzir filas de espera por um atendimento adequado.
Desafios enfrentados pelo gestor público
A OM30 compreende que os desafios que cerceiam o desenvolvimento da saúde pública são diversos, porém também depreende a necessidade de garantir cobertura e acesso a esse serviço. Para tanto, é essencial investir em soluções com resultados palpáveis e de fácil implementação.
Somos uma empresa especializada em desenvolvimento de sistemas para a gestão pública e, ao identificar a demanda desse setor, elaboramos um sistema próprio de Telemedicina logo no início da pandemia. Falaremos mais dele a seguir.
Conheça o sistema Saúde Simples
O Saúde Simples é um sistema integrado de gestão dinâmica e em tempo real.
Para atender às novas necessidades no contexto de isolamento social e com a regulamentação da telemedicina, disponibilizamos o agendamento e realização de consultas pelo próprio aplicativo.
Caso seja necessário fazer algum cancelamento, também é possível realizá-lo pelo aplicativo. Este novo produto integrado permite reduzir o tempo de espera para atendimentos, otimizar a organização dos profissionais de saúde, aumentar o conforto dos cidadãos ao realizar o atendimento sem sair de casa e alcançar mais pessoas por sua facilidade.
Além disso, o Saúde Simples apresenta integração com os sistemas do governo, como Hórus, e-SUS, Ministério da Saúde e CADSUS, agilizando a coleta e transmissão de dados pertinentes ao atendimento. E, claro, tudo em conformidade com as regras exigidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
E as vantagens não param por aí!
Oferecemos mais interatividade entre paciente e profissional da saúde, redução de custos com transporte e para a instituição, acesso a serviços médicos de qualidade, maior possibilidade de escolha de especialistas e várias outras.
Quer melhorar a vida dos cidadãos do seu município com soluções inteligentes incorporadas ao sistema de saúde? Então está na hora de entrar em contato com a gente para saber mais sobre como informatizar e otimizar sua gestão!